O que faz um pequeno negócio prosperar?
Quanto vale essa resposta heim?
Fatos históricos nos mostram que as crises trazem grandes oportunidades e que a partir delas, ninguém tem nada garantido, como se as cartas fossem embaralhadas, ou seja, todos passam a ter chances.
Também é fato que, nos momentos favoráveis os desafios e riscos são consideráveis e muitas empresas quebram, mesmo quando o vento sopra a favor.
Parte da resposta está relacionada às competências e habilidades dos profissionais envolvidos no negócio.
As pessoas fazem a diferença com seus posicionamentos e decisões, que dependem do desenvolvimento de habilidades instrumentais, as chamadas hard skills, aquelas que aprendemos na faculdade, e as soft skills.
Aliás, as soft skills normalmente fazem a maior diferença. Principalmente a capacidade de se adaptar à nova realidade, a força para não sucumbir às frustrações, a habilidade de fazer conexões, a capacidade de entender o todo e a coragem de se expor.
Uma outra parte da resposta, pode vir até com uma boa formulação de busca na internet. Isso mesmo, se você manifestar esse interesse em buscadores na internet, o próprio robô já tem uma parte da resposta, ou seja, ele vai trazer resultados do tipo, você deve entender seus consumidores, entregar melhores soluções e se tornar mais relevante.
Se você trabalha com o comércio e detalhar uma pouco mais a busca, digitando no buscador:
- Como prosperar com o meu comércio durante e após a pandemia?
O próprio robô também trará respostas indicando que você precisa desenvolver iniciativas para integração de canais, desenvolver modelo de negócio omnichannel, usando tecnologias que lhe proporcionam a capacidade de interagir com os clientes por meio da mobilidade, ter comunicação precisa e customizada e daí por diante.
Se é tão simples assim, por que nem todos fazem com a devida eficiência?
Primeiro porque é preciso tomar cuidado para não “meter os pés pelas mãos”. Ou seja, partir para ações descoordenadas, mediante informações genéricas e superficiais, pois, ao invés de resolver o seu problema e te fazer seguir na direção correta, esse caminho pode confundir o time, gerar desgastes e gastos desnecessários.
Ao obter as mesmas informações, cada um tem um ponto de partida, um patamar de maturidade e cada caso é um caso.
O cenário é desafiador, e deve continuar VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) no próximo ano. Sendo assim, cada um deve planejar cuidadosamente os seus próximos passos, de acordo com suas particularidades, e buscar incansavelmente mais eficiência.
Se você olhar para o passado recente, verá que, apesar de termos tido períodos mais ou menos favoráveis, dificilmente identificaremos longos períodos de estabilidade, mas sim, você perceberá diferentes ciclos de evolução e transformação, com diferentes ambientes, econômicos e sóciodemográfico.
Eu desenvolvi a minha carreira no varejo e pude vivenciar vestígios de um período de inflação crônica e alta instabilidade. Período que a gestão comercial e operacional do negócio não fazia tanta diferença para o resultado se comparado com a capacidade de administrar estoque e fluxo de caixa.
Depois o cenário econômico começou a ficar mais favorável, com controle da inflação, mas logo na sequência vivemos um apagão e uma grande crise no abastecimento de energia.
No período seguinte presenciei o início do comércio eletrônico e crescente avanço tecnológico, mas a sobrevalorização cambial também trazia desafios para a estratégia.
Durante o período super favorável, de forte expansão também ocorreram falências de grandes empresas, movimentos de fusões, aquisições e corrida para capitalização, ou seja, grandes desafios diante um varejo mais competitivo e maduro.
A competição aumentou e nem por isso deixaram de existir milhões de casos de sucesso, cada um no seu tempo e da sua maneira.
Nos últimos anos, mesmo quando tínhamos períodos menos turbulentos devido, principalmente, a péssima gestão pública e instabilidade política, percebemos desempenhos desiguais entre empresas, setores e mercados.
O que ficou escancarado em 2020, durante a pandemia, quando o varejo não essencial precisou fechar as lojas físicas e muitas empresas e profissionais perderam suas rendas de uma hora para outra. Lembrando que o tema transformação digital vem sendo discutido a alguns anos.
Aliás, esse ano ficou marcado na história, infelizmente pela tragédia, mas também pela aceleração da digitalização da sociedade e como consequência dos negócios, que tem desafiado os líderes em suas agendas estratégicas.
Certamente, você gestor está trabalhando em soluções para o seu negócio prosperar nesse ano complexo, como tende a ser 2021 e você está certo porque existem inúmeras possibilidades.
Muitos conseguirão êxito, mas desconfie de fórmulas prontas e da facilidade.
Existe espaço para pequenos negócios prosperarem, porém a simples troca do produto por dinheiro tende a ficar cada vez mais difícil para aqueles que não estão trabalhando para serem relevantes na vida dos seus clientes.
A transformação digital não deve ser encarada como uma ação, com começo, meio e fim, pois ela veio para ficar.
Lembre-se que, automatizar um processo ruim pode potencializar o problema.
Nas próximas publicações, pretendo falar de assuntos relacionados e continuar compartilhando o meu ponto de vista a respeito do desenvolvimento profissional e dos negócios em tempos de transformação digital.