Qual tecnologia eu devo usar na transformação digital de um pequeno negócio?
Durante 2020, a necessidade nos fez ver na prática, que transformação digital não é assunto somente para os grandes negócios. Como também, já deu para entender que esse movimento vai além de investimentos em tecnologia.
Durante a pandemia, os profissionais e empresas precisaram encontrar alternativas para se comunicar com seus clientes através dos canais digitais. Foi questão de sobrevivência mesmo.
A projeção do crescimento anual das vendas online globais de produtos em 2020 é de 25%, no Brasil projeta-se 40%. Sendo que 74% dos profissionais em empresas de produtos de consumo e varejo acreditam que o boom do e’commerce durante a crise vai ser permanente.
Sendo assim, a empresa que não se relacionar com seus clientes através dos canais digitais, corre o grande risco de não sobreviver. Salvo se ela tiver características bem peculiares.
Ao longo do último ano, em conversas com alunos e clientes a respeito do tema, surgiram questionamentos quanto ao tipo de tecnologia que deve ser utilizada durante a transformação digital, como também percebi preocupação com relação ao custo para o acesso.
Tenho respondido que isso depende dos objetivos, pois existem tecnologias para todos os tipos e tamanhos de negócios.
Ainda mais porque atualmente, o armazenamento na nuvem, o aumento da quantidade de fornecedores e pelo fato dos softwares serem fornecidos com serviço embarcado, tem tornado a tecnologia muito mais acessível.
Obviamente, se o empreendedor deseja, por exemplo, operar uma loja autônoma, que se apoia em muitas ferramentas de inteligência artificial e visão computacional para reinventar a experiência de compra e caixa, são necessários recursos tecnológicos mais complexos, como sensores, banco de dados mais robusto, IA e ainda se corre um maior risco, tendo em vista que, embora essas soluções visem a otimização do estoque e redução dos custos, existem desafios no que se refere a cultura do país.
Mas, por outro lado, existem muitas ferramentas de baixo custo e até gratuitas que viabilizam a presença digital. Por exemplo, já é possível fazer muita coisa com o WhatsApp, Facebook, Instagram e LinkedIn .
O mais importante é ter o objetivo em mente e a elaboração de um conjunto de estratégias, métodos e técnicas para identificar e mensurar necessidades e desejos dos clientes, entregar as soluções e controlar os resultados.
Colocar o cliente no centro, entender o que eles realmente precisam, adequar os processos e conscientizar os colaboradores, pode modificar completamente a forma como a marca se relaciona com os seus clientes.
Quanto a tecnologia, ela entra como um meio, se encaixa nesse processo para viabilizar ou fazer melhor o que você desenhou para atingir o objetivo.