Pontos que devem ser considerados para escolha da tecnologia em uma pequena empresa durante a transformação digital.
No artigo anterior escrevi sobre a tecnologia como um meio para viabilizar ou executar melhor a sua estratégia.
Nesse artigo vamos avançar um pouco mais e começar a pensar na evolução do seu arsenal tecnológico de forma que ele, não só resolva do seu problema hoje, como também suporte o crescimento do seu negócio, sem que você, em pouco tempo, se veja com uma colcha de retalhos em mãos, ou seja, com várias tecnologias que não conversam entre si e, portanto, não geram diferencial competitivo.
Não vou mencionar marcas e fornecedores, pois a ideia aqui é de alertar e provocar os insights necessários.
Depois, para fazer as suas escolhas, basta que você faça buscas na internet, entre em contato com os fornecedores, avalie e compare todas as condições.
Desde o primeiro passo da transformação digital, você deve saber que ser digital não é apenas fazer venda pela internet ou conversar com o seu cliente através dos canais digitais.
Na medida que a marca ganha visibilidade você precisa melhorar e integrar os seus processos, para se manter competitivo e rentável, sendo assim, você deve ser digital em todas as partes da sua operação.
O primeiro passo é você imaginar que o seu cliente está com o smartphone em mãos, acessando sites e redes sociais, participando de grupos no whatsapp, recebendo informações sobre os seus assuntos de interesse, comparando empresas, produtos e demais condições.
A jornada do cliente pode começar com uma busca no Google, com uma interação no Facebook, ou com um passeio no centro da cidade. Ou seja, não tem um início pré-estabelecido, como também não tem um tamanho definido.
Todas essas variáveis aumentam a necessidade de mecanismos digitais para entender esse caminho e encontrar a melhor forma de se relacionar.
Com isso você começa a pensar em opções de tecnologias, para que os clientes encontrem a sua marca, que te ajudem a proporcionar uma boa experiência durante toda a jornada, que permitam que os clientes encontrem os produtos, saibam o que realmente está disponível no seu estoque, tomem ciência de todas as informações necessárias para compra e façam pagamentos de maneira rápida e segura.
Para que você possa tomar decisões hoje e não ter retrabalho no futuro é necessário tentar projetar alguns passos à frente, visualizar as necessidades e como as tecnologias podem estimular novas oportunidades.
Um exemplo disso é a própria venda por WhatsApp e drive thru que foram organizados por varejistas durante o período em que as lojas ficaram fechadas e acabaram se transformando em uma modalidade permanente de venda.
A utilização das tecnologias envolvidas nessa operação foram validadas não só para aquele fim emergencial, mas também para que algumas empresas melhorassem ainda mais seus sistemas e começassem a esquematizar o trabalho com revendedores, ou seja, viram que seria possível cadastrar revendedores para que eles abrissem as suas lojinhas, também no Whatsapp, e vendessem com opções de entregas em casa, retirada na loja ou com o próprio revendedor.
Importante perceber sinais e informações que não faltam para isso, pois todos os dias temos notícias sobre tecnologia e negócios que nos apresentam as últimas tendências sobre Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Blockchain etc.
Ficar de olho na concorrência, tanto os grandes quanto os pequenos, também ajuda a definir prioridades, pois torna possível entender as expectativas dos consumidores e novas soluções.
Por exemplo quem trabalha com varejo de móveis, precisa saber que existem empresas já trabalhando ou em vias de trabalhar com serviços cognitivos que permite uma experiência imersiva dos seus clientes na loja, levando todo catálogo do inventário da loja para casa do cliente. Com isso, o cliente consegue ver com óculos, através da realidade virtual, todo o ambiente que pretende decorar.
Pode até ser que no primeiro momento, um varejista pequeno não tenha a necessidade de fazer tal investimento, mas ele deve saber que logo o seu cliente terá acesso a essa tecnologia, como também, logo essa tecnologia se tornará mais acessível e, portanto, fundamental para o seu negócio.
Quando se fala em Inteligência artificial o profissional não pode mais pensar que o assunto pertence a ficção científica. Isso porque ela já está no nosso dia a dia, impactando os nossos negócios e vidas, através de recomendações personalizadas de produtos, vídeos, músicas e filmes. Também está presente na análise de crédito para as operações com cartão, algoritmos de mecanismo de busca nas redes sociais, nas ações de segmentação de público etc.
A IA segue a mesma linha de raciocínio do ser humano, com capacidade para reconhecimento de voz e imagem, inclusive com condições de analisar vídeos. Com isso, está sendo incorporada a sistemas que melhoram o atendimento, as ofertas, o abastecimento e a segurança
Enfim, independente do porte do negócio, o profissional deve se manter atualizado, de olho no mercado e pensando em oportunidades.
Esse movimento, para que a sua marca possa interagir com os seus clientes através dos canais físicos e digitais de forma fluida, vai muito além da tecnologia. É preciso fazer transformações na direção estratégica da empresa, na mentalidade das pessoas, na estrutura, nos processos e, justamente nesse momento, que se escolhe a tecnologia mais apropriada.