Lives sobre o Varejo – Atitude, diagnóstico e planejamento são os primeiros passos para conduzir a transformação digital, melhorar os resultados no terceiro quadrimestre de 2020 e iniciar 2021 com a casa organizada.
Desde o início da pandemia, tenho participado e acompanhado eventos on-line a respeito dos seus impactos no Varejo.
Destaco duas que participei, promovidas pelo Senac. Que aliás estão gravadas e o link está no final do texto.
Nas duas oportunidades introduzimos o assunto, inevitavelmente, falando sobre o cenário estabelecido pela pandemia.
Em ambas as oportunidades fizemos breves comentários sobre as projeções feitas no final de 2019 e início de 2020, que apontavam bons crescimentos em relação ao ano anterior.
Também abordamos os impactos iniciais e os diferentes caminhos que as empresas seguiram a partir do momento que se depararam com as primeiras consequências.
O objetivo foi provocarmos a reflexão de todos, diante a fragilidade do varejo, que ficou escancarada quando as lojas físicas, consideradas como não essenciais, fecharam e naquele momento constatamos enorme quantidade de varejistas, que do dia pra noite, se viram sem condições de gerar nenhuma receita.
Isso porque não vendiam e nem se relacionavam com o cliente nos canais digitais e sequer tinham um delivery.
Já a alguns anos temos vivido os impactos da transformação digital na sociedade.
Não foi só depois que a crise se instalou que começamos a sentir os efeitos das tecnologias exponenciais e da inteligência artificial, com softwares cada vez mais acessíveis, dando ao varejo a capacidade de trabalhar enorme quantidade de dados, transformando esses dados em insights e possibilitando ofertas e comunicação personalizadas.
Os Marketplaces e outras plataformas também vem ganhando mercado ano após ano e a loja física se tornando cada vez mais digital.
Esses movimentos já estavam em curso.
Lembro que em uma live, em maio, também no Instagram, provocamos essa reflexão, ou seja, questionamos por que tantas empresas não tinham dado sequer um passo em direção a transformação digital, mesmo percebendo que os seus colaboradores e clientes estavam se digitalizando, em posse dos seus smartphones e com suas redes sociais ativas.
Acredito que essa deva ser a primeira reflexão, pois pode revelar fraquezas que precisam ser trabalhadas antes de qualquer coisa.
Outra reflexão que provocamos durante o bate papo, foi a respeito da forma que as empresas e profissionais entraram no mundo digital, pois com a falta de conhecimento e planejamento podem estar em meio a uma “colcha de retalhos”, aos efeitos do improviso, por terem iniciado uma série de ações desconexas que acabam inviabilizando a integração dos canais e o aproveitamento de todos os benefícios da estratégia omnichannel. Além de elevar o custo de aquisição de clientes a patamares insustentáveis.
Se você leitor se identificou com alguma dessas situações, saiba que nunca é tarde para agir. Não desista, busque por informação e apoio, pois esse é o primeiro passo.
Para evitar artigos extensos, nos próximos dias farei novas postagens a respeito do assunto, com mais algumas dicas.
Observo que as lives estão disponíveis no Instagram do Senac Itajaí. Segue o link.
https://www.instagram.com/tv/CEXQ01GH-B1/?igshid=10q5acr8n38x7
Vamos que Vamos!!!